Qual a eficácia do Tratamento para Depressão em Guarulhos atualmente?

O que é a depressão?
O transtorno depressivo maior ou depressão como é mais conhecido, é uma doença fisiológica que altera os pensamentos, sentimentos e emoções das pessoas, independente do sexo, raça ou idade. Há quem diga até que existe depressão nos animais irracionais.
Esse transtorno depressivo, implica no cotidiano das pessoa
s, levando a comprometimento de tarefas básicas do dia a dia e a falta de satisfação e prazer em realizar tarefas e atividades que antes eram comuns e traziam bem estar ao indivíduo.

Quais as causas ou o que leva a pessoa a ter depressão?
Não existe uma causa específica que gera a depressão em uma pessoa. Sabe-se que implicações de saúde algumas vezes ou ainda fatores genéticos, e acontecimentos do dia a dia podem contribuir para o estado depressivo de uma pessoa.
Porém, fatores externos que independem da nossa vontade pode trazer um sentimento de apatia, de forma a agravar para uma depressão como por exemplo a perda de uma pessoa querida, o término de um relacionamento, o falecimento de um parente, a demissão do emprego, não passar no vestibular para a faculdade dos seus sonhos. São esses apenas alguns exemplos que podemos desencadear de uma simples tristeza, que por sua vez teria um período pré determinado para ocorrer, migrando por um excesso de tempo para um estado de depressão, onde seja necessário a intervenção de um médico psiquiatra para tratamento medicamentoso e sessões de psicoterapia com psicólogo, preferencialmente a terapia cognitivo comportamental.

Como identificar a depressão?
Se o estagio de tristeza exceder um período, que chamamos muitas vezes de luto, para um tempo muito maior que o normal para um evento específico, como mencionamos acima ou ainda ocorrer sintomas específicos sem causa tecnicamente comprovada, podemos considerar que há um quadro de transtorno depressivo maior ou depressão.

Se você perceber um desânimo sem motivo, falta de prazer em atividades simples do dia a dia, isolamento, problemas para dormir ou sono em excesso, alterações na libido e atividade sexual, falta ou apetite em excesso, são fortes indícios de que você ou alguém próximo possa estar com depressão. Também podemos citar outros sintomas, para isso, é necessário procurar ajuda de um médico psiquiatra em Guarulhos ou um psicólogo em Guarulhos para uma avaliação mais profunda e a melhor conduta de tratamento para esse quadro de alteração de humor.
Dentre os sintomas mais comuns da depressão, podemos relatar:

• Apatia

• Perda de interesse por qualquer atividade que antes era comum para a pessoa

• Perda de apetite

• Comprometimento do sono, como insônia ou excesso de sono

• Desesperança

• Sentimentos de morte ou de ideação de tentar contra a própria vida

• Baixa auto estima

• Culpa

• Isolamento

• Fadiga

• Problemas de memória e concentração

• Distimia

• Entre outros

Como funciona o tratamento para a depressão?
A depressão ou transtorno depressivo maior, é uma das doenças mais comuns na saúde mental e por mais grave que seja o quadro do paciente, é tratável com alto índice de cura, controle da doença e melhora no quadro geral do humor do paciente depressivo.
A avaliação por um profissional da saúde mental é de extrema importância para a averiguação do quadro, intensidade da doença e conduta para o tratamento adequado e trazer de volta o quanto antes o paciente para o convívio pleno em sociedade, seja no trabalho, em família, no relacionamento e etc.
Por usa vez o médico psiquiatra fará a avaliação fisiológica do paciente descartando qualquer outra hipótese bioquímica do cérebro para entrar com a medicação antidepressiva correta, ansiolíticos para regular o sono e ainda a medição adequada para que o paciente volte a se alimentar normalmente. O antidepressivo atua no mecanismo cerebral de forma a devolver o equilíbrio e estado de humor geral do paciente. Por sua vez indicará psicoterapia com um psicólogo em Guarulhos que atue por meio da TCC terapia cognitivo comportamental, devido a sua alta eficácia nos resultados de quadros depressivos, bem como a prática de hábitos saudáveis como atividades físicas, apoio familiar e da comunidade, boa alimentação e hidratação e regulação do sono.
A Aster Psicologia e Psiquiatria Guarulhos, conta com uma equipe multidisciplinar em saúde mental com médico psiquiatra e psicólogas que atuam no viés da terapia cognitivo comportamental. Localizada no bairro do Bom Clima em Guarulhos na região do centro, atende também pacientes de Arujá, Itaquaquecetuba, Santa Isabel, Suzano, Poá e Mairiporã. Tratamento para depressão no Maia em Guarulhos.

tratar-depressao-guarulhos