top of page

Psicólogos e Psiquiatra ajudam crianças com TEA Transtorno do Espectro Autista em Guarulhos.

O que é TEA Transtorno do Espectro Autista?

Popularmente conhecido como autismo, a TEA ou transtorno do espectro autista é uma deficiência neurológica, que não evolui ou se agrava, mas que implica na capacidade de desenvolvimento do indivíduo.

A criança ou o adulto autista, apresenta muitas vezes dificuldade na fala, atraso no desenvolvimento cognitivo, dificuldades de convívio e relacionamento com outras crianças e ou outras pessoas, dificuldades em manter contato visual, dificuldades para expressas suas ideias e sentimentos, desconforto e dificuldade de se manterem tranquilas fora da sua zona de conforto, podem apresentar movimentos repetitivos do corpo, da fala ou até mesmo de atividades, gestos e atitudes. A dificuldade ou ausência na interação social e também a mudança de comportamento, são os pontos críticos do transtorno do espectro autista.

O ideal é que entre os primeiros 12 à 24 meses seja avaliado por um profissional qualificado, de forma a iniciar o tratamento adequado para cada caso, permitindo que o desenvolvimento e a qualidade de vida da criança sejam garantidas no futuro, minimizando sofrimento e perdas no desenvolvimento.

Como tratar adultos e crianças com Autismo em Guarulhos?

A natureza multidisciplinar de nossa clínica de psicologia e psiquiatria em Guarulhos, estuda e pesquisa de autismo tem sido a maior força de nossa pesquisa desde que iniciamos nosso trabalho para promover o desenvolvimento de crianças e adultos autistas.

Avaliação com psiquiatra, neuropsicólogo e psicólogos especializados ajudam a chegar a um diagnostico preciso de autismo e traçar a melhor conduta terapêutica para o tratamento de autistas em Guarulhos e com isso oferecer maior qualidade de vida e evolução cognitiva para que no futuro a criança autista tenha maior controle e autonomia sobre as suas emoções.

O que causa o Autismo ?

Ainda não se sabe ao certo as causas que levam a pessoa a ter o transtorno do espectro autista. Porém, acredita-se que fatores ambientais, fatores genéticos e hereditários contribuem para o desenvolvimento do autismo.

Das causas mais prováveis para se desenvolver o autismo, podemos citar:

• A causa hereditária - crianças ou adultos com irmãos autistas tem uma chance aumentada para desenvolver o transtorno autista.

• Doenças genéticas - Algumas síndromes como Down, Rett, X frágil são algumas que favorecem o desenvolvimento do autismo no indivíduo.

• Circunstâncias e fatores ambientais - Fatores como gravidez de risco, idade dos pais, parto induzido, uso de substancias durante a gravidez.

Como diagnosticar uma criança ou adulto Autista em Guarulhos?

É necessário a formação de uma equipe multidisciplinar para avaliação e diagnóstico do espectro autista, que geralmente é formada por pediatra, fonoaudiólogo, psicólogo e neuropsicólogo, neurologista e psiquiatra.

Em conjunto formarão um histórico e levantamento da vida desde o nascimento para o fechamento do diagnóstico.

Qual o melhor tratamento em Guarulhos para crianças ou adultos com Autismo?

O tratamento do autismo em Guarulhos precisa ser personalizado e individualizado, pois cada pessoa ou criança tem uma necessidade específica. Apesar do autismo não ter cura, uma conduta de tratamento adequada para o autismo pode proporcionar melhor qualidade de vida e desenvolvimento do paciente.

Sempre com foco na comunicação e no desenvolvimento para que o indivídio ou a criança possa ter autonomia e levar uma vida o mais normal possível.

Para o tratamento podemos citar:

• Uso de medicamentos e suplementos

• Sessões e fonoaudiologia

• Sessões de psicoterapia cognitivo comportamental

Quais os sintomas do autismo em uma criança ou na pessoa adulta na cidade de Guarulhos?

São bem peculiares os sintomas do autismo. Sintomas leves muitas vezes passam desapercebidos, como insônia, irritação e nervosismo, agitação, variando entre episódios leves ais mais agravados e intensos.

Expressar ideias e emoções podem ser difíceis para o autista. Bem como manter contato visual, iniciar e desenvolver diálogo.

Na comunicação, para o autista entender situações, pontos de vista, uma brincadeira, podem ser complicados para o autista, que responde muitas vezes com alteração brusca no humor e no comportamento. Mostrar interesse exacerbado por algo, ou simplesmente não ficar em um local, também é muito comum na rotina de comportamento do autista. No demais os sintomas do autismo se resume em:

• Comportamento repetitivo

• Alteração de comportamento

• Problemas de comunicação

• Convívio social

• Atraso ou ausência da fala

• Problemas no desenvolvimento geral da criança

A clínica Aster Psicologia e Psiquiatria Guarulhos, conta com uma equipe multidisciplinar em saúde mental com médico psiquiatra e psicólogas que atuam no viés da terapia cognitivo comportamental. Localizada no bairro do Bom Clima em Guarulhos na região do centro, atende também pacientes de Arujá, Itaquaquecetuba, Santa Isabel, Suzano, Poá e Mairiporã. Oferecemos acompanhamento constante e diagnóstico preciso para identificar o autismo em crianças e adultos.

Autismo_Guarulhos.png